segunda-feira, julho 19, 2021

Infâncias Perdidas
Sônia Altoé


Este estudo é fruto de preocupações e indagações que atravessam a minha formação profissional de psicóloga e psicanalista, e trata especificamente da questão de internação de crianças. Foi iniciado quando de minha primeira experiência em internato de crianças, como psicóloga, contratada em julho de 1980, e foi extraído da minha tese de doutoramento defendida em junho de 1988 no Departamento de Ciências de Educação da Universidade de Paris VIII.

Após terminar a tese de mestrado, também realizada na Universidade de Paris VIII em 1978-1980, voltei ao Rio de Janeiro com instrumental teórico sobre Análise Institucional e prática de intervenção feita pelos institucionalistas. Meu relacionamento se deu, sobretudo, com René Lourau, Georges Lapassade e Remi Hess. Tive também oportunidade de discutir meu trabalho, objeto de tese de mestrado1 com Jean Oury e Jo Manenty e fiz um breve estágio em Bonneuil. Ao voltar, a experiência em internato foi meu primeiro emprego como psicóloga contratada. E, por motivos que são desenvolvidos na introdução, este trabalho se apresentou como uma oportuna possibilidade de adotar procedimentos e interpretações distintas daqueles que tinha realizado até então. Para ampará-los trouxe uma vasta literatura sobre Analise Institucional e me mantive atualizada através de correspondência que estabeleci com meu orientador René Lourau, a quem sou imensamente grata pela paciência e pela orientação recebida.

Sou grata também a Zélia, com quem pude falar o quanto este trabalho com crianças confinadas me angustiava, o que permitiu mudanças no meu ânimo e nos caminhos trilhados.

https://static.scielo.org/scielobooks/69ysj/pdf/altoe-9788599662946.pdf