No Dia 17 de Abril passado completaram-se 25 Anos do Massacre de Eldorado do Carajás, “Ação Brutal da Polícia Militar (PM) que assassinou 22 Militantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e deixou dezenas de feridos na rodovia PA-150”.
Para relembrar esse episódio, Bianca Pyl e Luís Brasilino recebem o jornalista, escritor e tradutor Eric Nepomuceno, autor do livro “O massacre: Eldorado dos Carajás – uma história de impunidade” https://www.record.com.br/produto/o-massacre/ lançado em 2007 e relançado em 2019 pela editora Record.
A obra reconstitui o passo a passo da Polícia Militar naquela quarta-feira a partir da leitura das quase 20 mil páginas que integram os inquéritos que investigaram o caso, visitas aos assentamentos rurais na região de Marabá e de entrevistas com políticos paraenses, jornalistas, promotores e advogados e, claro, sobreviventes.
Em pauta, a realidade violenta e o quadro de exclusão social, a organização dos trabalhadores sem-terra, a marcha que o MST organizava à época até a capital Belém, o dia do massacre [17/04/1996] e a impunidade que envolve o caso.
Eric traduziu para o Brasil alguns dos mais importantes autores de língua espanhola, entre os quais Juan Rulfo, Julio Cortázar,
Eduardo Galeano e Gabriel García Márquez.
É autor de diversos livros, dentre os quais “Memórias de um setembro na praça”, “Quarenta dólares e outras histórias”, “Hemingway na Espanha”, “Coisas do mundo”, “A palavra nunca” e “Quarta-feira”.
Recebeu quatro prêmios Jabuti, pela tradução dos livros “Doze Contos Peregrinos”, “As Armas Secretas” e “Cem anos de Solidão”, e pela autoria do livro sobre o Massacre de Eldorado dos Carajás.
Guilhotina | Le Monde Diplomatique Brasil
https://api.spreaker.com/v2/episodes/44348779/download.mp3
https://www.central3.com.br/category/podcasts/guilhotina
https://www.central3.com.br/112-os-25-anos-do-massacre-de-eldorado-dos-carajas-com-eric-nepomuceno/