sexta-feira, abril 23, 2021

Bolsonaro O Mito e o Sintoma
Rubens Casara


presidente da República, Jair Bolsonaro, afirma-se como um dos principais propagandistas da cloroquina no mundo. Sem exageros. Defensor do medicamento que tem sido não recomendado pelas principais autoridades da área de saúde para o tratamento do Covid-19, ele vivenciou uma cena, no mínimo inusitada no domingo, 19/7, ao erguer uma caixa do produto perante apoiadores que se aglomeravam em frente ao Palácio da Alvorada, em Brasília. Como se fosse uma taça levantada por um capitão em uma final de competição, obteve aplausos de uma plateia delirante, e os gritos ecoaram: “Cloroquina, cloroquina!”.

A cena, segundo Rubens Casara, doutor em Direito, mestre em Ciências Penais e juiz de Direito do Tribunal de Justiça do RJ, demonstra cabalmente a substituição do conhecimento científico pelas crenças estabelecidas sem qualquer rigor ou metodologia. Casara entende que o momento caracteriza o empobrecimento do sujeito, marca própria da racionalidade dominante, ocasião em que a verdade obtida pelo trabalho do cientista é fragilizada pela postura dos negacionistas.

http://www.observatoriodaimprensa.com.br/opiniao/bolsonaro-o-mito-e-o-sintoma/

A Elite do Atraso
Da Escravidão à LavaJato


Jesse Souza argumenta como a escravidão no Brasil formou e caracterizou a sociedade brasileira. Ele analisa e critica autores consagrados do pensamento social brasileiro, como Gilberto Freyre, Raimundo Faoro e Sérgio Buarque de Holanda, segundo os quais o Brasil teria se formado a partir de uma continuidade com Portugal e seu patrimonialismo e criaram o chamado complexo de vira-lata.

Descrevendo quatro classes sociais no Brasil, Souza afirma que a elite, composta pela elite econômica e pela classe média manipulada pela mídia, usou a operação didiático-judiciária contra o governo Dilma Rousseff para combater a ascençao social dos membros das outras duas classes, os trabalhadores semiqualificados e a ralé de novos escravos, para manter os privilégios da elite e as desigualdades sociais no Brasil.

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/A_Elite_do_Atraso

domingo, abril 18, 2021

O Massacre - Eldorado dos Carajás

 

No Dia 17 de Abril passado completaram-se 25 Anos do Massacre de Eldorado do Carajás, “Ação Brutal da Polícia Militar (PM) que assassinou 22 Militantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e deixou dezenas de feridos na rodovia PA-150”. 

Para relembrar esse episódio, Bianca Pyl e Luís Brasilino recebem o jornalista, escritor e tradutor Eric Nepomuceno, autor do livro “O massacre: Eldorado dos Carajás – uma história de impunidade” https://www.record.com.br/produto/o-massacre/ lançado em 2007 e relançado em 2019 pela editora Record.

A obra reconstitui o passo a passo da Polícia Militar naquela quarta-feira a partir da leitura das quase 20 mil páginas que integram os inquéritos que investigaram o caso, visitas aos assentamentos rurais na região de Marabá e de entrevistas com políticos paraenses, jornalistas, promotores e advogados e, claro, sobreviventes.
Em pauta, a realidade violenta e o quadro de exclusão social, a organização dos trabalhadores sem-terra, a marcha que o MST organizava à época até a capital Belém, o dia do massacre [17/04/1996] e a impunidade que envolve o caso.
Eric traduziu para o Brasil alguns dos mais importantes autores de língua espanhola, entre os quais Juan Rulfo, Julio Cortázar,
Eduardo Galeano e Gabriel García Márquez.
É autor de diversos livros, dentre os quais “Memórias de um setembro na praça”, “Quarenta dólares e outras histórias”, “Hemingway na Espanha”, “Coisas do mundo”, “A palavra nunca” e “Quarta-feira”.
Recebeu quatro prêmios Jabuti, pela tradução dos livros “Doze Contos Peregrinos”, “As Armas Secretas” e “Cem anos de Solidão”, e pela autoria do livro sobre o Massacre de Eldorado dos Carajás.

Guilhotina | Le Monde Diplomatique Brasil

https://api.spreaker.com/v2/episodes/44348779/download.mp3
https://www.central3.com.br/category/podcasts/guilhotina

https://www.central3.com.br/112-os-25-anos-do-massacre-de-eldorado-dos-carajas-com-eric-nepomuceno/