quinta-feira, janeiro 09, 2020

Relações Obscenas do The Intercept Brasil


A editora Tirant Lo Blanch Brasil disponibilizou em sistema de pré-venda o livro “Relações Obscenas – As revelações do The Intercept Brasil. A obra, que estará disponível nas livrarias pelo valor de R$ 90, pode ser adquirida por R$ 60 até a data do seu lançamento pelo site da própria editora.
O livro traz artigos, de renomados intelectuais de diversas áreas de atuação, com análises pontuais sobre os principais pontos revelados pela série de reportagens #VazaJato. O livro tem mais de 60 autores e 420 páginas e divididas em cinco partes com prefácio do jornalista Fernando Morais (leia aqui ) A primeira delas, denominada “‘A’ Vítima” tratará especificamente sobre a situação do ex-presidente Lula no conluio entre promotores e o juiz Sérgio Moro. A segunda delas, “As vítimas”, será sobre as consequências das ações orquestradas. 
A Vaza Jato – A série de reportagens que inspira o livro teve início em junho de 2019 quando o jornalista estadunidense, Glen Greenwald, publicou a primeira matéria com base em um vazamento, encaminhado a ele por uma fonte anônima, de conversas do procurador Deltan Dallagnol, chefe da Força-Tarefa da Operação Lava Jato, com o agora ex-juiz Sérgio Moro e outros procuradores envolvidos. 
Entre os diálogos vazados estão encontros “fortuitos” com representantes da Suprema Corte Brasileira, a revelação do receio da fragilidade de acusações e orientações do juiz aos procuradores, claramente envolvendo-se como parte da acusação. O jornalista tornou-se mundialmente conhecido ao denunciar em parceria com Edward Snowden a vigilância global estabelecida pelos Estados Unidos. A história, além de um filme, rendeu ao jornalista os maiores prêmios do jornalismo mundial.